A folha de madeira ou lâmina de madeira surgiu da necessidade de tentar aproveitar ao máximo os lotes com características especiais. Para ampliar a unidade estética, o mesmo aspecto por todo um móvel ou ambiente. Diferencia um trabalho de marcenaria fino de um trabalho rústico ou despretensioso. Diz a lenda que o revestimento foi visto pela primeira vez no Egito em época quando poucas madeiras decorativas atendiam as exigências do faraó. Assim como hoje, poucas árvores têm as condições estéticas que o mercado procura. Todos querem uma perfeição muito pouco encontrada na natureza. “Defeitos” e mescla de tonalidade não são aceitos em móveis finos. Clientes exigentes olham referências de trabalhos bem executados e ricos em detalhes. Isto limita a oferta. Somente as árvores que comercialmente interessantes são exploradas para esta finalidade. Uma perfeita seleção natural. Entre as candidatas a se tornarem móveis, somente as toras retas, as mais deslumbrantes e com melhor rendimento serão cortadas para servir de lâminas.

Sua composição é igualmente 100% madeira, sustentada por sua própria trama de fibras. Não há desperdício ou perdas pelo pelo corte. Assim como a madeira maciça, a lâmina de madeira é um material orgânico, limpo, que não polui e inofensivo para a saúde. Atualmente as técnicas, as máquinas e a precisão para o corte faqueado da tora são impressionantes.

A marcenaria fina deve respeitar a sequência na qual é faqueada uma tora para criar uma coerência na paginação e distribuição das lâminas. O que se busca é harmonia e uma transição suave dos desenhos. Simetria, a unidade de cores e textura são utilizadas em toda área visível para obtenção de um móvel equilibrado e estético. Algumas condições como sentido das lâminas e espelhamento devem ser seguidos para que o resultado seja elegante.

A natureza é quem cuida do aspecto da madeira. Combinando sua textura, veios e cores. A gente participa filtrando o que é viável e agradável para o mercado. Depois cuidamos para que seja bem aproveitada e para o sucesso do cliente e da marcenaria.