Cola e aplicação.
Escolha a cola para o propósito correto. Se for colar o Painel Alemão® na prensa, deve ser utilizada uma cola de cura mais lenta e na quantidade justa. Muita cola perde a aderência com as faces e pode encharcar o painel e suas fibras antes de ficar estável. Para quem for colar sem prensa existe uma variedade grande de cola de contato. Importante usar o tipo e a marca com a qual se tem mais familiaridade. A experiência prática aqui vale muito.
Não se deve diluir a cola. A fórmula deve ser utilizada exatamente como indica o seu fabricante. Na embalagem constam as instruções de quem criou a cola e portanto sabe como tirar o seu melhor proveito.
Espalhar a cola é uma arte. Existe técnica para isso. Precisa ser distribuída de maneira rápida, sem excessos. A cola de contato precisa ser aplicada em ambas superfícies. Se distribui de maneira uniforme e sem sobreposições. Degraus de cola podem marcar a superfície depois de pronto. Muitos marceneiros têm bons resultados aplicando 2 demãos de cola de contato. Muitos também conseguem bons resultados somente com 1 demão. Importante é realizar provas com as condições que se dispõe na marcenaria e tirar as próprias conclusões.
Respeite o tempo de cura indicada na embalagem da cola. A cola de contato não deve ser coberta ainda molhada ou seus solventes não evaporarão. Lembre que o Painel Alemão® tem o reforço no verso que junto com a cola dificulta a permeabilidade destes gases. Isto interfere inclusive no sentido que se inicia esfregar o painel, sempre do centro para fora. Importante em peças grandes, como tampos, para evitar que fiquem retidas bolhas de ar. Pressione ou esfregue toda superfície com vontade para assegurar aderência entre as partes unidas.
O resultado do acabamento final depende em grande parte da experiência, sequência de ações e foco no momento da colagem.